SÁBADOS NO INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA - 2008

Curso 4: sábado, 4 de outubro de 2008

PSICANÁLISE – AS PROMESSAS DE FELICIDADE E OS NOVOS SINTOMAS: COMO TRATÁ-LOS, COM JACQUES LACAN?

Vivemos em uma sociedade que promete uma satisfação infinita. A felicidade virou o grande alvo a ser alcançado, um divisor de águas entre aqueles que vivem bem e aqueles que vivem mal. Pensamos que a felicidade se encontra no excesso: de coisas, de informações, de saberes. Será? Novos sintomas questionam esta crença revelando que há algo que continua a escapar às receitas do bem-viver. Sintomas como a apatia, o fracasso escolar, as dificuldades na leitura e na escrita, a anorexia, a bulimia, a depressão denunciam a fragilidade do novo laço social.
Como tratá-los? Para responder, uma nova psicanálise, dita do Real, é necessária. Neste curso, discutiremos como agimos a partir de uma nova ética e uma nova clínica, compatíveis com estes novos tempos.

PROGRAMAÇÃO

9h00 Os novos tempos e os sintomas de fracassos escolares : Como tratá-los?
Leny Mrech


Como diz Jorge Forbes, vivemos o tempo do homem desbussolado. E, no entanto, os especialistas ainda se apresentam com suas bússolas tentando ensinar como pensar, sentir, agir.
E a escola? Ela já não sabe ensinar. A antiga bússola não funciona mais. Surgiram novos sintomas: o fracasso escolar, a apatia de professores e alunos, a evasão escolar, docentes que têm dificuldades de ensinar, alunos que não querem aprender.
Como a Psicanálise trata estes sintomas? É o que discutiremos a partir das articulações da Psicanálise aplicada à Educação.

11h00 - Sintomas no Feminino: Anorexia, Bulimia, Angústia, Depressão. Como tratá-los?
Ariel Bogochvol

Ao mesmo tempo em que, nas sociedades ocidentais contemporâneas, instalou-se uma nova figura social do feminino - a mulher-sujeito, a terceira mulher - que instituiu uma ruptura sem precedentes na 'história das mulheres', verifica-se - entre elas, principalmente - o aumento expressivo, 'epidêmico', de sintomas como a anorexia, bulimia, angústia e depressão. Por que um avanço democrático aplicado à sua condição social e identitária foi acompanhado por uma intensificação de seu mal-estar? Como tratá-los?

 

15h00 – O texto desnorteado, o que se diz não se escreve. Como tratar?
Claudia Riolfi

A escola acredita que um texto é um objeto simbólico como outro qualquer. Se assim o fosse, para alguém conseguir escrever bastaria ter se apropriado das regras lingüísticas e culturais. É mesmo? A experiência clínica e educativa nos mostra que, na prática, ou o tempo passa e a folha continua branca, ou o amontoado de letras que se deposita no papel sem ordem alguma revela ao sujeito o quanto ele está desnorteado. Mostraremos como tratamos o texto que não se escreve, incidindo sobre as tão propaladas dificuldades na leitura e na escrita.

 

17h00 – A Psicanálise Líquida. Como tratar as apostas no futuro?
Leny Mrech

Os sintomas apresentados nos remeteram para a necessidade de um outro tipo de Psicanálise: a Psicanálise Líquida. A Psicanálise que acompanha a palavra que escorre, o sintoma que esvanece. No passado tínhamos os sintomas estruturados. No presente temos os sintomas fluidos, sintomas que se modificam o tempo todo. O que nos reserva o futuro? A Psicanálise, sem ser uma nova bússola, nos remete a novos princípios e práticas. Ela nos remete a uma aposta e não a uma promessa.

 

Coordenação de Leny Magalhães Mrech

Informações e Inscrições: na sede do IPLA
Rua Augusta 2366, casa 2, São Paulo
ou pelos telefones (11) 3061 0947 e 3081 6346

Taxa: R$ 100,00
Alunos do IPLA e estudantes universitários: R$ 70,00

www.psicanaliselacaniana.com
www.ipla.org.br
ipla@ipla.org.br