Jacques-Marie-Émile Lacan

(1901 – 1981)

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De 1901 a 1940

De 1941 a 1960

De 1961 a 1981

 

De 1901 a 1940

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1901

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Jacques-Marie-Émile Lacan nasceu em Paris, no dia 13 de abril. Membro de uma família de sólida tradição católica foi educado no colégio católico Stanislas. Irmão de Magdeleine-Marie e  Marc-Marie, quem mais tarde se tornou monge beneditino passando a se chamar Marc-François em homenagem a São Francisco. Estudou medicina e se tornou psiquiatra.O nome de seu irmão aparece antes do nome de seus pais na dedicatória de sua tese.

 

1927

Começou a clinicar no hospital Sainte-Anne no setor coordenado pelo Professor Henri Claude, um ano depois de trabalhar no serviço de enfermaria especial onde Clérambault era chefe. Por volta de 1932 Lacan já estava envolvido com a Sociedade de Neurologia, a Sociedade de Psiquiatria e a Sociedade de Saúde Mental, ele estava completamente integrado nos círculos de neurologia e psiquiatria.

 

1931

Lacan apresenta algumas hipóteses para a evolução da psiquiatria e publica no ano seguinte na Revue française de psychanalyse sua tradução do texto freudiano “Acerca de alguns mecanismos neuróticos no ciúme, na paranóia e na homossexualidade". Recebe um diploma de psiquiatra forense .  E publica “Estrutura das psicoses paranóicas”, na Semaine dês Hôspitaux de Paris em 7 de Julho de 1931.

 

1932

Conclui seu doutorado com a tese: Da psicose paranóica em suas relações com a personalidade. Mais tarde (1975) declara que a psicose paranóica e a personalidade são a mesma coisa. Um nome se mantém fora da lista dedicatória de sua tese: o de Clérambault. Isto porque suas diferenças foram irreconciliáveis. Depois Lacan declara que em sua tese ele se posicionava contra a teoria do automatismo mental de Clérambault.

 

1933

Por causa de sua tese Lacan se torna um especialista em paranóia. A riqueza de seu texto e a multiplicidade de aspectos atraíam os mais diferentes círculos, especialmente sua análise do caso Aimée, que o tornou famoso entre os surrealistas, houve uma aproximação mútua entre Lacan e Dalí. Até 1939, ele freqüenta um curso ministrado por Alexander Kojève, uma "Introdução à leitura de Hegel”.Ele publica “Motivos do crime paranóico: o crime das irmãs Papin” na revista Minotaure.

 

1934

Ele é um respeitado medico de asilos, é casado com Marie-Louise Blondin, mãe de Caroline, Thibaut e Sibylle. Faz sua análise com Rudolph Loewenstein, e se torna membro da Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP). Loewenstein ocupa um lugar preeminente para a formação dos analistas da S.P.P. Sua análise finaliza em 1939. E Loewenstein parte para um novo exílio, desta vez, na América.

 

1938

Torna-se membro da S.P.P. Em conferências na S.P.P. discute sobre um “estágio estrutural primordial” chamado “o estágio do espelho como formador da função do eu”. Para defender sua tese, ele apresenta dois casos de pacientes longamente. Ele publica “La famille”, Encyclopédie française, Vol. 8, traduzido em português por “Complexos familiares na formação do indivíduo”.

 

1940

Trabalha em Val-de-Grâce, o hospital militar de Paris. Durante a ocupação alemã, ele não participa de nenhuma atividade oficial. "Afastei-me por vários anos de qualquer propósito de me exprimir. A humilhação de nossa época, sob o jugo dos inimigos do gênero humano, desviou-me disso, e me entreguei, como Fontenelle, à fantasia de ter a mão repleta de verbetes para melhor encerrá-las". Em "Formulações sobre a causalidade psíquica”, de 1946 e publicada nos Escritos.

 

 

De 1941 a 1960

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1947

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Em 1946, a S.P.P. recomeça suas atividades e Lacan, com Nacht e Lagache, encarregam-se da formação dos analistas e supervisão, e passam a representar um importante papel teórico e institucional. Após a visita a Londres em 1945 ele publica: La Psychiatrique anglaise et la guerre, em L'Evolution  psychiatrique, traduzido por “A psiquiatria inglesa e a guerra”  e publicado em Outros Escritos.

 

1951

A S.P.P. começa a levantar questões sobre as sessões curtas de Lacan em oposição à sessão de tempo marcado freudiana. Lacan argumenta que a nova técnica acelera as análises. Há uma lógica, se o inconsciente é atemporal, não faz sentido insistir sobre sessões padronizadas. Lacan defende o uso das sessões curtas um ano depois em La psychanalyse, dialectique?,  não publicado.

 

1952

Durante esse período de crise na S.P.P. (1951-52), a responsabilidade de relatar na conferência de Roma em 1953 sobre a "Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise" é designada a Lacan. Mais uma vez ele é considerado o mais produtivo e original teórico do grupo, isso porque ele sempre usa os termos clássicos freudianos para se dirigir aos membros da S.P.P.

 

1953

Em seu projeto para o estatuto da S.P.P. Lacan organiza o currículo com quatro opções de seminários: comentários dos textos oficiais (particularmente os de Freud), curso sobre técnica controlada, clínica e fenomenologia crítica, e análise com crianças. Grande liberdade de escolha é permitida aos estudantes em formação. Em janeiro Lacan é eleito presidente da S.P.P. Seis meses depois ele demite-se para se associar a Sociedade Francesa de Psicanálise (S.F.P.) com D. Lagache, F. Dolto, J. Favez-Boutonier entre outros. No primeiro encontro da S.F.P., Lacan conferencia sobre "O Simbólico, o Imaginário e o Real". Apesar de tudo, à S.F.P. é permitido estar presente em Roma onde Lacan profere seu discurso para introduzir o relatório: "Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise". Em 17 de Julho Lacan se casa com Sylvia Maklès, mãe de Judith. Lacan começa seus seminários no Hospital Sainte-Anne.
 
“O mito individual do neurótico ou poesia e verdade na neurose”.

 

1954

A boa recepção da expressão "o retorno a Freud" e seu relatório “O discurso de Roma” dão a Lacan a oportunidade de reelaborar os conceitos psicanalíticos. Sua crítica a leitura e a prática psicanalítica não poupa quase ninguém. Lacan retorna a Freud, mas faz uma releitura contemporânea baseada na filosofia, lingüística, etnologia, biologia e topologia. No hospital Sainte-Anne Lacan conduz seus seminários toda quarta-feira, e, apresentações de casos de pacientes todas as sextas-feiras.

O seminário I: Os escritos técnicos de Freud.

 

1955

Lacan permanece no hospital Sainte-Anne até 1963. Os primeiros dez seminários elaboram noções fundamentais sobre a técnica psicanalítica, conceitos fundamentais de psicanálise, e sua ética. Estudantes se apresentam nas conferências de terça a noite, as quais são comentadas por Lacan em seu seminário as quartas-feiras.

O seminário II: O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise.

 

 1956

 A flexibilidade da S.F.P. aumenta a audiência de Lacan. Grandes nomes freqüentam seus seminários. Koyré, Lévi-Strauss, Merleau-Ponty, Griaule, Benveniste, entre outros, freqüentam seus cursos.

“O Simbólico, o Real e o Imaginário” (em colaboração com W. Granoff).
 
O seminário III: As psicoses.

 

1957

Durante este período Lacan escreve, a maioria deles, futuramente publicado nos Escritos de 1966. Ele publica em vários jornais notáveis. Seus alunos publicam com seu consentimento, o conteúdo dos seus Seminários IV, V e VI, em Bulletin de Psychanalys.

Seminário sobre “A Carta Roubada”.

O seminário IV: A relação de objeto. 

 

1958

 Lacan emerge como um grande pensador, sua audiência cresce. O grupo de Lacan se organiza, são identificáveis por sua linguagem e seus modos de intervenção nas discussões.

O seminário V: As formações do inconsciente.

 

1959

A primeira produção de La Psychanalyse de 1956 é dedicada a Lacan: isto incluía O discurso de Roma, a resposta de Lacan ao comentário de Hyppolite e a tradução de Lacan do Logos de Heidegger. 

O seminário VI: Le désir et son interpretation, não publicado.

 

1960

Em seu seminário sobre a Ética, Lacan define que na raiz da ética está o desejo. O fim da análise acarreta “a purificação do desejo”. Este texto é fundamental no ensino de Lacan.

O seminário VII: A ética da psicanálise.

 

De 1961 a 1981

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1961

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No colóquio organizado por Jean Wahl em Royaumont, Lacan defende três asserções: a psicanálise, na medida em que, elabora sua teoria de uma práxis deve ter um status científico; as descobertas freudianas mudam, radicalmente, os conceitos de sujeito, de conhecimento e de desejo; o campo analítico é o único capaz de interrogar com eficiência as lacunas deixadas pela ciência e pela filosofia.

O seminário VIII: A transferência.

 

1962

Os membros da S.F.P. querem ser reconhecidos pela I.P.A. O congresso de Edimburgo em 1961 recomenda a S.F.P. proibir Lacan (também Dolto e Berge) de participar da formação dos analistas: o problema das sessões curtas está em discussão.  A S.F.P. escolhe não tomar nenhuma decisão.  Porém, no ano seguinte a I.P.A. dá um ultimato: o nome de Lacan deve estar fora da lista dos didátas.  Tudo é organizado para reorientar os estudantes para a análise didática com outros analistas, graças a um comitê supervisionado pela I.P.A. Serge Leclaire é o presidente quando as coisas se encaminham para esta definição.

O seminário IX: L'identification, não publicado.

 

1963

Duas semanas antes de expirar o prazo fixado pela I.P.A. (31 de outubro), o comitê dos didátas da S.F.P. dá sua posição corajosa de 1962.  Em 19 de novembro há uma reunião geral para tomar a decisão final sobre as condições impostas pela I.P.A. a respeito de Lacan.  Lacan escreve uma carta a Leclaire anunciando que não assistirá à reunião. Assim, em 19 de novembro, a maioria dos membros decide a favor da proibição.  Durante a noite Lacan toma conhecimento da decisão tomada na reunião.  Ele não é mais um dos didátas.  No dia seguinte, seu seminário sobre “Os Nomes-do-Pai” começa no Sainte-Anne: ele anuncia o fim deste.

O seminário X: L'angoisse.

 

1964

Lacanianos do grupo de estudo de psicanálise organizado por Jean Clavreul, com Lacan fundam a L'Ecole Française de Psychanalyse.  Logo, transforma-se em L'Ecole Freudienne de Paris (E.F.P./ Escola Freudiana de Paris).  “Encontrei, desta maneira, a Escola Francesa de Psicanálise, por mim mesmo, sozinho, como sempre estive em minha relação com a causa psicanalítica”.  Com sustentação de Lévi-Strauss e de Althusser, é indicado como conferencista da Ecole Pratique des Hautes Etudes.  Em janeiro, inicia seu novo seminário sobre “os quatro conceitos fundamentais da psicanálise” na sala de Dussane na Ecole Normale Supérieure (em sua primeira sessão agradece a generosidade de Fernand Braudel e Claude Lévi-Strauss).

 O seminário XI: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise.

 

1965

Ao ter fundado sua própria escola, aumenta consideravelmente o número de pessoas a freqüentar sua sala da rua d'Ulm.  Mantêm sua apresentação de pacientes no hospital Sainte-Anne; os membros de sua escola trabalham e ensinam em Paris em hospitais tais como Trousseau, Sainte-Anne e Les Enfants Malades; e outros, se ligam a universidades ou hospitais nas províncias (Strasbourg, Montpellier, Lille). Sua audiência é composta por analistas, mas, também de jovens estudantes de filosofia da E.N.S., notavelmente, Jacques-Alain Miller, a quem Althusser atribui a leitura de "tudo de Lacan" é quem o faz realmente.  É ele que faz a Lacan a famosa pergunta: "A sua noção de sujeito implica uma ontologia?".

 O seminário XII: Problèmes cruciaux pour la psychanalyse, não publicado.

 

1966

Lacan continua a formar analistas, sua prioridade.  Entretanto, seu ensino é endereçado a não-analistas, também, e assim levanta questões como: A psicanálise é uma ciência?  Sob que circunstância é uma ciência?  Se for - “ciência do inconsciente” ou “uma ciência conjectural do sujeito” - o que pode, por sua vez, nos ensinar sobre a ciência?  Cahiers pour l'Analyse, o jornal do Cercle d'Episté'mologie da E.N.S. é fundado por Alain Grosrichard, Alain Badiou, Jean-Claude Milner, François Regnault e Jacques-Alain Miller entre outros.  O jornal publica textos de Lacan em três de suas edições.  Em julho, Judith Lacan se casa com Jacques-Alain Miller.
 
É publicado os Escritos. A edição francesa, rapidamente, se torna sucesso absoluto de vendas. E Lacan é reconhecido como um importante pensador francês.


O seminário XIII: L'objet de la psychanalyse, não publicado.

 

1967

Lacan permanece diretor da escola até a dissolução em 1980.  Divide a escola em três seções: a psicanálise pura, a psicanálise aplicada, o exame do inventário do campo Freudiano.  Para se juntar a escola, o candidato tem que participar de um grupo de trabalho:  o cartel.

Proposição de 9 outubro de 1967, Scilicet1.

O seminário XIV: La logique du fantasme, não publicado.

 

1968

A proposição de 1967 modifica o acesso ao título de analista da Escola (A.E.), e, há o analista membro da Escola (A.M.E.).  Os analistas apontados como A.E. são aqueles que se ofereceram para o passe.  O passe consiste em relatar a experiência como um analisante em especial passa da posição de analisante à de analista.  Escutam-lhe então, um comitê para a aprovação composta do diretor, Lacan, e de algum A.E.  A função deste comitê é selecionar os analistas da Escola e elaborar, após o processo selecionado, um "trabalho de doutrina."

O seminário XV: L'acte psychanalytique, não publicado.

 

1969

Michel Foucault pede Lacan para criar e dirigir em Vincennes o departamento de psicanálise.  Lacan indica Serge Leclaire para empreender o projeto. Lacan muda seus seminários para a escola de Direito de Panthéon. 

O seminário XVI: D'un Autre à l'autre, não publicado.

 

1970

Nesse seminário Lacan estabelece os quatro discursos: Mestre, universidade, histérica e o discurso do analista. 

Radiofonia, em Outros Escritos.O seminário XVII: O avesso da psicanálise.

 

1971

O seminário XVIII: D'un discours qui ne serait pas du semblant, não publicado.

 

1972

“O Aturdido”, em Outros Escritos.
 
O seminário XIX: ...ou pire, não publicado.

 

1973

O seminário XX: Mais, ainda.

 

1974

 O departamento de psicanálise de Vincennes é nomeado "Le Champ freudien;" Lacan, diretor, e Jacques-Alain Miller, presidente. Em Télévision, (o texto é baseado na transmissão do “Pequeno discurso no ORTF” produzido por Benoît Jacquot) Lacan faz a famosa declaração: "Sempre digo a verdade: não toda, porque dizê-la toda não se consegue. Dizê-la toda é impossível, materialmente: faltam palavras. É por esse impossível, inclusive, que a verdade tem a ver com o real".

 O seminário XXI: Les non-dupes errent, não publicado.

 

1975

Lacan viaja para os Estados Unidos e participa de conferências na Universidade de Columbia, na Universidade de Yale e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

O seminário XXII: R.S.I. in Ornicar? .

 

1976

Lacan diz que a noção de estrutura não permite criar um campo comum unindo lingüistas, etnólogos e psicanalistas. "Somente o discurso que é definido nos termos da psicanálise manifesta o sujeito como dividido, enquanto que a ciência, por fazer do sujeito um completo, dissimula para ele a extensão de seu desejo que dá passagem a uma barreira intransponível, sem remédio". Há somente um mito no discurso de Lacan: O complexo de Édipo freudiano.

 O seminário XXIII: Le sinthome.

 

 1977

 O seminário XXIV: L'insu que sait de l'une bévue s'aile à mourre, em Ornicar? .

 

1978

O seminário XXV: Le moment de conclure. Uma única sessão publicada "Une pratique de bavardage", em Ornicar? .

 

1979

 O seminário XXVI: La topologie et le temps, não publicado.

 

1980

Em 9 de janeiro, Lacan anuncia a dissolução da EFP numa carta endereçada aos membros e publicada no Le Monde. Ele pede a quem desejar continuar trabalhando com ele que manifeste suas intenções por escrito. Ele recebe mais de mil cartas em uma semana. Em 21 de fevereiro Lacan anuncia a fundação da "La Cause freudienne”. Em julho no seminário de Caracas diz: "Eu venho aqui para lançar a minha causa freudiana. Vocês podem ser lacanianos, se, assim quiserem. Eu sou Freudiano".

O seminário XXVII: La Dissolution, em Ornicar? .

 

1981

 Em 9 de setembro, Lacan morre em Paris.

 

 Texto confeccionado por Agnah Grandi

 

 Referências

 LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro:JZE, 1998.

 LACAN, J. Outros Escritos. Rio de Janeiro:JZE, 2003.

 ROUDINESCO, E. Jacques Lacan: esboço de uma vida, história de um sistema de pensamento. São Paulo: Companhia das letras, 1994.

 http://psicanaliselacaniana.vilabol.uol.com.br/cronologia.html

 www.lacan.com/rolleys.htm

 www2.correioweb.com.Br/cw/2001-04-11/mat_34104.htm

 es.wikipedia.org/wiki/Jacques_lacan