DOMINGUEIRA NO IPLA

ICONOMIA
A Economia da Cibercultura

Prof. Dr. Gilson Schwartz
ECA-USP

Debate: Jorge Forbes
Coordenação: Ariel Bogochvol

31 de agosto
18h00 - 20h00

"Além da condição econômica e da posição no sistema, os indivíduos participam da vida social em função do volume e da qualidade das informações a que têm acesso e de sua possibilidade de aproveitá-las para interferir no processo como atores de conhecimento."

"Vivemos uma economia em que o valor da informação está associado ao processo produtivo de imagens, ícones e idéias compartilhadas em redes digitais. Pode-se dizer que é uma economia digital ou que evolui na medida em que a própria cibercultura se traduz em ecossistemas - já nem cabe falar apenas de mercado - em que o proprietário e o não-proprietário negociam permanentemente suas fronteiras."

"É o domínio das TICs (infra-estrutura e linguagem) que dá a cada indivíduo, grupo, empresa ou nação os diferenciais e potenciais de inserção competitiva nas dinâmicas intangíveis de recriação das identidades no oceano nem sempre azul da globalização. Ganha relevância o "fazer saber" frente ao "saber fazer", o "how to know" mais que o "know-how". "

"Acredito que existe uma economia própria da cibercultura tão intensamente que até inventei uma nova 'ciência' para dar conta das características da 'nova economia', denominando-a Iconomia."

São frases de Gilson Schwartz, nosso convidado da Domingueira de 31 de agosto. Graduado em Economia e em Ciências Sociais, doutor em Ciência Econômica, Professor Visitante do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI-USP, 1997-1999) e no Instituto de Estudos Avançados da USP (1999-2005), professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, responsável pela disciplina de pós-graduação "Economia da Informação e Novas Mídias" e pela disciplina "Introdução à Iconomia". É o criador da Iconomia.

Além da atividade acadêmica, colaborou entre 1983 e 2006 como articulista, editorialista e analista econômico do jornal "Folha de S.Paulo" e em 2007 participou da criação das revista "Época Negócios", onde lançou a coluna "Iconomia" e colabora com o portal Terra assinando o blog Iconomia. É o coordenador da Cidade do Conhecimento, curador do Centro Cultural Bradesco no Second Life e parceiro do IPLA em alguns eventos.

Com a presença de Gilson Schwartz, retomaremos as Domingueiras e o debate sobre as novas formas do laço social na pós- modernidade.

 


Ariel Bogochvol

*******************************************************************************

IPLA

Rua Augusta 2366, casa 2

tel: 11 - 3061 0947 , 3081 6346

********************************************************************************

Veja o blog de Gilson Schwartz: http://www.terra.com.br/economia/blog/iconomia/index.htm