CAFÉ FILOSÓFICO: PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE – DO MEDO AO DESEJO

Jorge Forbes – Espaço Cultural CPFL – TV Cultura, 13 de abril de 2007

 

Jorge Forbes, curador do módulo “Como agir no princípio responsabilidade – fundamento da ética do desejo”, gravou a primeira palestra “Princípio Responsabilidade – do medo ao desejo”, nesta sexta-feira, 13 de abril, em um lotado “Espaço Cultural CPFL”, em Campinas. Em breve, o programa irá ao ar, no Café Filosófico da TV Cultura.

Articula o Princípio Responsabilidade, de Hans Jonas, com a ética da psicanálise proposta por Jacques Lacan, passando por Malcom Gladwell (O Ponto de Desequilíbrio) e pelos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne (A estratégia do oceano azul). Dispensando a ética do medo, o Princípio Responsabilidade se junta ao Princípio Esperança e à Ética do Desejo. Três fatores alteraram nossa vida: o prolongamento da vida, a violência social e o poder do contexto e quatro são as barreiras que impedem o avanço: a barreira cognitiva, a barreira política, a barreira dos recursos e a barreira motivacional.

Na psicanálise, o Princípio Responsabilidade implica uma mudança de expectativa, de darmos sentido às coisas, para darmos conseqüência àquilo que desejamos. Vivemos pelas tabelas provisórias do que fazer – precisamos nos emplacar na globalização. Necessitamos uma ética que fale de responsabilidade pelo desencontro, pelo acaso e pela surpresa. No mundo de hoje, nosso desejo é ainda mais evidente, um descompasso ao nosso querer. Fica a pergunta: Como viver nessa dualidade, entre o que eu quero e o que eu desejo, tendo em vista o Princípio Responsabilidade? As mudanças não devem ser graduais, mas rápidas, como uma epidemia, ao atingir o ‘ponto de desequilíbrio”.

Jorge Forbes concluiu, com as palavras de Malcom Gladwell: “Vejo o mundo à sua volta; pode parecer um lugar imóvel. ... Com um leve empurrãozinho, ele se desequilibra.”

sinopse de Teresa  Genesini e Elza Macedo